terça-feira, 18 de novembro de 2014

BOAS PRÁTICAS E CÓDIGO DE CONDUTA DE UMA ONG: uma ação de formação PASC.



























Decorreu na sede da nossa associada APDSI, nos passados dias 27, 28 e 30 de Outubro, a Ação de Formação "Boas Práticas e Código de Conduta de uma ONG", integrada no Programa Cidadania Ativa, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e os EEA Grants.

Esta Ação decorre do levantamento e respetivo Relatório de Boas Práticas no âmbito da atividade das ONG no território da União Europeia, de Junho de 2014, e da elaboração por parte da PASC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil - Casa da Cidadania de um Código de Conduta e Boas Práticas.

Orientada pelo Dr. Luís Antunes, Coordenador Operacional do Projecto Cidadania Ativa da PASC, teve a adesão não só das Associações que compõe a PASC como também de outras ONGs da Sociedade Civil.

























Esta formação esteve dividida em três módulos, nomeadamente "A Organização dos Valores", "A Receita da Boa Governança" e "Fundraising e Planificação de Causas".

No módulo "A Organização dos Valores" foram focados, entre outros, os temas da Cultura da Organização, os Valores, o Desempenho e a Prestação de Contas.

No II módulo, "A Receita da Boa Governança", o foco esteve no Risco Moral de uma Organização, a responsabilidade das ONG's face aos seus grupos de interesse, e o que é expectável na boa governança.

O último módulo, "Fundraising e Planificação de Causas", começou por falar da Pirâmide de Responsabilidade Social de Carroll, como introdução à criação de Valor Partilhado, tendo de seguida focado a importância da medição e planificação da Causa Cívica.

A Acção de Formação terminou com uma sessão de Perguntas e Respostas onde os formando puderam debater os vários temas abordados.

Sem comentários:

Enviar um comentário